Carrier - turn to the experts

Shopping Canoas

Objetivos do projeto

O Canoas Shopping é o maior e um dos mais importantes centros de compra e lazer da região metropolitana de Porto Alegre. Inaugurado em Abril de 1998 e com uma recente expansão em sua área construída no ano de 2010, o Canoas Shopping conta agora com uma área total construída de 90.000 m², sendo que deste total 38.000 m² são atendidos pela central de água gelada, que comporta ainda um fluxo médio de 1 milhão de pessoas por mês, com a expansão da nova área e maior fluxo de pessoas o Canoas Shopping contou com a solução da Carrier para o seu sistema de climatização.

Solução

A solução proposta foi a instalação de um chiller parafuso de velocidade variável Carrier Evergreen® 23XRV de 500 TR. Com o uso deste chiller de alta eficiência foi possível uma economia de energia de até 30% durante todo o período de uso do sistema de condicionamento de ar, inclusive no período fora de ponta e nos meses de inverno.  O novo chiller de velocidade variável foi incorporado à central de água gelada juntamente a mais três modelos Carrier 30HXC de 375 TR com condensação a água, estes instalados na sua inauguração

SUMÁRIO DO PROJETO

Localização: Canoas, RS

Idade da construção: Inaugurado em 1998.

Tipo de Projeto: Expansão.

Tipo/Tamanho da Construção: Shopping Center com 90.000 m² construídos.  

Uso da Construção: Centro de compras e lazer.

Objetivos: Economia de energia durante todas as horas de funcionamento, refrigerante ambientalmente responsável, redução de custos com manutenção.

Drivers principais de decisão: eficiência energética, operação com termoacumulação de água gelada, aumento da confiabilidade, flexibilidade e automação.

Considerações do projeto: Chiller de velocidade variável com condensação a água usando HFC R-134a.

Equipamentos instalados: Um chiller parafuso de velocidade variável Carrier 23XRV Evergreen® e três chillers Carrier 30HX

Características únicas: Operação eficiente nas diversas demandas de carga e baixo custo com manutenção.

Capacidade total de refrigeração (TR): 2.000

Projeto: Sistema Engenharia.