Logo Carrier

Como fazer a escolha para um ambiente perfeitamente climatizado?

O calor e a seca no Brasil, nos últimos meses, têm feito com que as pessoas procurem cada vez mais soluções que garantam conforto e bem-estar para o dia a dia no trabalho ou em casa. Um bom aparelho de ar-condicionado está nessa lista já que o equipamento consegue resfriar ambientes e deixá-los em uma faixa de temperatura mais agradável. Mesmo que os termômetros em cidades como o Rio de Janeiro estejam marcando 40ºC, é possível manter uma sala, quarto ou clínica a 20ºC ou 24ºC.

Mas como o equipamento de ar-condicionado faz isso?

Por meio de 4 componentes principais interligados e pelos quais circula o fluido refrigerante, além de dois ventiladores para circular o ar – um no ambiente interno e outro, no externo.

  1. Compressor: é o componente principal, responsável por promover a circulação do fluido refrigerante e aumentar a pressão/temperatura para eliminar o calor para o ambiente externo.
  2. Evaporador: é um trocador de calor que fica no ambiente a ser condicionado. Responsável por retirar o calor do ambiente, transferindo para o fluido refrigerante.
  3. Condensador: é um trocador de calor que fica no ambiente externo, retirando o calor do fluido refrigerante e transferindo para a atmosfera.
  4. Válvula de expansão: Diminui a pressão e a temperatura do fluido refrigerante para facilitar a evaporação e a absorção de calor do ambiente.