Especialista em ar-condicionado há mais de uma década, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Marllon Batista afirma que, para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar esperados do equipamento, é necessário um bom projeto que leve em consideração as características das edificações e as demandas dos clientes.
Sócio e diretor técnico da BTS Engenharia Térmica, Marllon Batista afirma que a empresa trabalha, em média, com 30 projetos simultâneos e uma taxa de entrega aproximada de 15 projetos por mês. Apesar de atuar em todo o território nacional, a empresa, com sede em Teresina (PI), tem presença mais forte na Região Nordeste.
Com toda essa expertise, Marllon deixa claro sua preferência pelos equipamentos da Midea Carrier. “Desde o meu primeiro trabalho, a Midea Carrier está sempre presente nas especificações dos meus projetos.”
Entre as características mais importantes da marca, ele cita a robusta estrutura de engenharia e um eficiente suporte pós-venda. “Fatores essenciais para o sucesso na implantação e operação dos sistemas de ar-condicionado”, garante.
O engenheiro destaca ainda as vantagens do modelo VRF. “O sistema oferece alta eficiência energética, com excelente controle de capacidade, o que resulta em menor consumo de energia”, afirma o projetista e consultor de sistemas de ar-condicionado e ventilação.
“Além disso, proporciona flexibilidade, com uma vasta gama de combinações de unidades internas e externas, baixo nível de ruído e automação nativa, permitindo integração com a automação predial. Outro diferencial é a menor área ocupada pelas unidades externas, o que reduz os custos com áreas técnicas”, completa.
Veja os principais trechos da entrevista feita com Marllon Batista, cliente da Midea Carrier:
1. Quais são as vantagens de ter um bom ar-condicionado instalado em uma residência ou ambiente comercial?
Marllon Batista: Conforto térmico e qualidade do ar interior são requisitos essenciais de qualquer sistema de ar-condicionado. Além disso, eficiência energética – que implica em menor consumo de energia –, confiabilidade, baixo custo de manutenção e longa vida útil são fatores extremamente importantes.
2. Todos os aparelhos de ar-condicionado são iguais? Como escolher o melhor?
Marllon Batista: Cada edificação possui características e demandas específicas. O projeto de ar-condicionado tem como objetivo compreender essas necessidades e transformá-las em uma solução viável, garantindo conforto, saúde, segurança e eficiência para o ambiente. A escolha da solução envolve a seleção adequada dos equipamentos. Cabe ao projetista definir os requisitos que o equipamento deve atender, como capacidade térmica, baixo nível de ruído, eficiência energética e boa capacidade de filtragem.
3. Com base na sua experiência, quais são as vantagens e diferenciais de um sistema VRF?
Marllon Batista: O sistema VRF oferece alta eficiência energética, com excelente controle de capacidade, o que resulta em menor consumo de energia. Além disso, proporciona flexibilidade, com uma vasta gama de combinações de unidades internas e externas, baixo nível de ruído e automação nativa, permitindo integração com a automação predial. Outro diferencial é o menor espaço ocupado pelas unidades externas, o que reduz os custos com áreas técnicas.
4. Quem deve optar por esse tipo de sistema?
Marllon Batista: O sistema VRF é indicado para diversos tipos de edificações, desde apartamentos e residências até escolas, universidades, supermercados, lojas de departamentos, hotéis, edifícios comerciais, bancos, clínicas médicas e odontológicas.
5. Há quanto tempo você trabalha com a Midea Carrier? Quais são as vantagens de escolher a marca?
Marllon Batista: Desde o meu primeiro trabalho, a Midea Carrier está sempre presente nas especificações dos meus projetos. A marca oferece equipamentos de alta qualidade, capazes de atender a diferentes demandas com confiabilidade, baixo consumo de energia e durabilidade. Além disso, possui uma robusta estrutura de engenharia e um suporte pós-venda eficiente, fatores essenciais para o sucesso na implantação e operação dos sistemas de ar-condicionado.